foxyform

Contador de visitas

contador grátis

quarta-feira, março 29, 2006

FOTO-OGUM

Este é o glorioso guerreiro Ogum! Filho de Oxalá e Yemanjá, irmão legítimo de Odé e Exú. A ele foi dado o domínio sobre o ferro e o aço. Senhor dos caminhos e das guerras, nunca deixa de socorrer à quem recorre a seus favores.
Justo, porém de caráter vilolento, nunca poupa àqueles que o traem. Segundo as lendas, quando se enfurece seu corpo fica colérico, uma ira cega, uma fúria incontrolável. Este orixá por ter sido guerreiro, não conhece a palavra perdão, para ele nós temos que seja um minuto para pensar antes de tomarmos quelaquer atitude, então por que nos arrependermo depois?
Senhor das batalhas, conquistou vários reinos mas, como sempre foi desprovido de apego à bens materiais, deu um reino para cada um de seus filhos.
Foi ele quem descobriu o ferro, o aço e passou a forjá-los para a construção de armas e ferramentas utilizadas na agricultura. O que faz com que ele seja associado à agricultura também.
Antes todo o trabalho de agricultura era feito de forma totalmente manual e improvisada. Porém por mais destemido e violento que possa ser, é totalmente obediente a seu pai e sua mãe. Jamais contrariando uma vontade deles, por mais que ache errada. Este orixá sempre é muito respeitado nos terreiros de Candomblé como nos de Umbanda, por ser o mais importante na hierarquia.
Caminhos que Ogum abre, ninguém fecha,mas os que ele fecha ninguém abre, justamente por ser ele o único conhecedor de todos os segredos de uma batalha. Ogum que recebe carneiro e caramujo. Ogum, aquele que mesmo tendo água em casa se banha com sangue.

Seu dia de culto é a terça feira
Sua comida preferia é inhame cará
Sua cor preferida é o azul translúcido e o verde
Sua saudação: Ogum iê, Patakorí, Jaci, Jaci


Tabalacimbê, tabalajô, tabalacimbê é um durê, aê, tabalacimbê meu pai Ogum tabalajô, tabalacimbê é um durê, aê.

Fara Ogum iê, táta que malembê, fara Ogum iê, táta que malembê.