foxyform

Contador de visitas

contador grátis

sexta-feira, agosto 08, 2008

O FIM DO RESPEITO

Longe, muito longe se vai o tempo em que os fundamentos dos mais antigos eram respeitados em sua totalidade.

Hoje a prepotência e a arrogância falam mais alto que qualquer outra coisa no Axé Orixá. Os ditos “zeladores” em sua ânsia descabida por cabeças em suas casas, saem profanando os preceitos, criando rituais que nunca existiram, chegam até mesmo a despacharem santos de outra nação, alegando que “isso não existe”.

Outrora, as pessoas tinham mais ética no trato aos Orixás. Respeitavam-se os mais velhos, e por mais que não compreendessem suas decisões, as mesmas eram respeitadas e tidas como certas e santas, afinal alguém com mais tempo de iniciação havia plantado aquele axé.

Mas, a educação, o respeito, a ética já não mais existem. Apenas sentem uma ânsia descomunal em terem filhos, não se importando na verdade com suas vidas e seus caminhos.

Misturam as coisas mundanas com o sagrado, numa verdadeira depravação espiritual. Culminam por chamarem zeladores mais antigos de LOUCOS, INVENTORES DE MODAS, e por aí em diante.

Uma pena que isso esteja acontecendo que os preceitos antigos estejam sendo tão destruídos e assim, nossa religião perde verdadeiros adeptos que tão somente desejam se entregar ao seu Orixá e em um futuro próximo se tornar num verdadeiro zelador ou zeladora de nossos Orixás.

Sérgio Silveira. Tatetú N’Inkisi Lambanranguange: Odé Mutaloiá.

odemutaloia@hotmail.com