Contador

free counter

terça-feira, junho 23, 2009

CONTRA EGUM

Dentro de todos os rituais do candomblé ele está presente e sua importância é imensa nos nossos preceitos. Mas, o que é contra egum?

É um utilitário trançado a partir da palha da costa. Sua confecção se dá com o corpo limpo das impurezas da carne e com rezas de santo feitas durante todo o tempo em que se está confeccionando o mesmo. Também existe a reza para se colocar o contra egum e para retirá-lo da pessoa.

Segundo os mais antigos, ele pertence a Obaluayê e serve para afastar espíritos desencarnados da pessoa que está passando pela obrigação. É de grande significado, pois com suas rezas e posteriormente com sua imantação através de determinados banhos, ele não permite de forma alguma que espíritos de mortos se aproximem de quem o s está usando.

Devemos utilizar os contra eguns mesmo depois de nossos preceitos cumpridos e, sempre que formos a algum hospital, cemitério, delegacias, ou mesmo visitarmos um doente crítico. Dentro de hospitais os utilizamos por ser esse local, um verdadeiro “paraíso” dos mortos, no cemitério dado a ser o local de descanso para nossos entes queridos, e em delegacias e presídios por serem locais infestados de energias negativas.

Algumas pessoas alegam que contra egum pode ser utilizado nos braços, nas pernas ou na cintura, mas isso é um erro. O contra egum somente é utilizado nos braços, o que se usa nas pernas tem outro nome, assim como o que se usa na cintura.

Nas pernas usamos o OPACHORÔ que também pertence a Obaluayê e nesse utiliza-se um guizo preso, pois seu barulho espanta os eguns. Já na cintura usa-se o cordão umbilical que representa a ligação direta do iniciado com seu Orixá.

É importante lembrarmos que ao usarmos os contra eguns nem mesmo Caboclos, Pretos Velhos ou outra entidade qualquer se aproxima de nós, muito menos se incorporam, pois são esses espíritos de desencarnados e assim não se comportam dentro dos segredos do Candomblé.

Sempre que tivermos utilizando contra egum, estamos impossibilitados de praticarmos sexo e de consumirmos bebidas alcoólicas, pois, que nessa fase, nosso Orixá está diretamente ligado a nós e como sabemos, essas coisas lhes são completamente estranhas.

Vale também lembrar que na Umbanda não se usa contra egum, porque suas rezas, sejam para confeccioná-los ou mesmo para retirá-los e colocá-los no médium, são pertencentes tão somente ao Candomblé e que na Umbanda não se conhece as mesmas.

E se por ventura você estiver usando contra egum, não se envergonhe, ao contrário; tenha orgulho do mesmo, pois pertence a uma religião muito mais antiga que o cristianismo.

Sérgio Silveira, Tatetú N’Inkisi: Odé Mutaloiá.

odemutaloia@hotmail.com


21 comentários:

  1. Estou usando contra egum e gostaria de saber qual a validade, ou seja, eu o estou usando em preceito e depois de tirá-lo se eu quiser usá-lo novamente eu tenho que mergulhá-lho na água de banho de ervas? Ou posso usá-lo sem preocupação de sua energia não funcionar mais...Se for ignorância de minha parte, pode falar sem problemas...
    Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite; Sinceramente, contra egum é usado em Candomblé, até onde conheço, Umbanda não tem conhecimento de contra egum e quando o usamos nem mesmo nosso caboclo se incorpora ou se aproxima pois são espíritos de mortos entende? Então deve buscar meios de que essa casa te oriente certo, pois se é Umbanda, Sinceramente, nunca vi usar contra egum.

      Excluir
  2. Querido, desculpe por só responder agora mas estava fora. Sim, o contra egum vc pode retirar depois do preceito e usar novamente quando preciso e não precisa colocar em banho não, pois o mesmo já é preparado. Mas se for a cemitério é bom colocar em um banho de ervas ok?

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito estou usando o contra egum e tirei muitas duvidas mutumbá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Use seu contra egum com respeito pois ele, é muito importante para nós. Cumpra seu preceito, ame seu Orixá e seu zelador, este é o caminho para ser feliz no Santo.Motumbá Axé.

      Excluir
  4. Sou de omulú fiz um obori estou de preceito e tenho aprendido muito lendo no seu site obrigado

    ResponderExcluir
  5. Maria, grato por suas palavras. Ame seu Orixá, pois é de um poder muito grande. Esteja a vontade e nos visite sempre ok? Axé.

    ResponderExcluir
  6. eu estou usando mais nao sei quanto tempo devo ficar com ele na verdade nao sei por que estou usando fui em um terreiro de uma amiga pra cruzar (benzer) as guias acabei encorporando pela primeira vez a entidade me passou um liquido nas maos pra passar no rosto até ai ok depois deu a palha a outra mae de santo ela trançou e colocou no meu braço a duvida é quanto tempo devo usar?

    ResponderExcluir
  7. estou com um problema com uma criança de seis anos que cada vez que ele vai visitar a sua vó ele volta com três eguns grudados nele realmente com a minha umbanda só estou conseguindo afastá-los mas quando ele vai la eles retornam o que vc poderia me indicar a fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Gostaria que entrasse em contato comigo por e mail para resolvermos esse problema ok? odemutaloia@gmail.com ou pelo hot masil., mesmo nome.

      Abs

      Excluir
  8. Ola agora na quaresma o certo é usar esse periodo e depois joga-lo no rio apos o fim da quaresma??? é isso mesmo ou me ensinaram errado????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Phabio, bem, cada casa tem seu preceito, e não podemos ficar dizendo que isso ou aquilo está errado entende? Mas eu8 particularmente não costumo jogar fora, pois sempre precisamos de usar o contra egum entende? Mas, aconselho a seguir os ritos da casa que frquenta.

      Excluir
  9. O que acontece se a pessoa fizer sexo usando o contra egum? Gostaria que alguém me explicasse...

    ResponderExcluir
  10. Boa noite Eliseu. Bem, até onde sei, a pessoa fazendo sexo com o contra egum, ela quebrou o encantamento que existe no mesmo, e com isso precisará de refazer o mesmo. Caso não seja de santo e se for, não tenha idade para isso, procure em sua casa, que com certeza seu zelador irá refazer para vc ok?

    ResponderExcluir
  11. ola gostaria de saber tipo uma entidade minha disse que seria aconselhavel que eu utilizasse um contra egum,eu mesma o fiz,mais e agora?Pois sou da umbanda e minha casa não aceita oque eu devo fazer?

    ResponderExcluir
  12. Bom dia. Bem, segundo meus humildes conhecimentos, contra egum é algo pertencente somente ao Candomblé, assim sendo, dentro da Umbanda não se é utilizado. Então penso que deve seguir a orientação da casa em que frequenta ok?

    ResponderExcluir
  13. Boa noite, estou com contra egum e ficarei por 21 dias de dietas, sem carne sem ovo e tudo que foi no meu ebó... Só que estou grávida de 4 meses e minha tia ao fazer almoço colocou molho com carne moída, não foi por mim, e sim pelo meu filho infelizmente tive que dar 3 garfadas naquele macarrão... Sei que não podia... mas não queria meu bebê ficasse com vontade afinal eu estava salivando por aquilo... Será que perdi todo meu preceito? foi a única coisa q fiz de errado..

    ResponderExcluir
  14. Olá Sérgio,gostei do seu site me esclareceu algumas dúvidas sou apenas uma 'curiosa' meu marido esta de preceito e está usando os contra eguns...Frequento o centro junto com ele mais como tenho filhos pequenos ainda não me entreguei totalmente a religião.Ele recolheu para Exu,Ogun e Oxóssi e cumpre todos os preceitos corretamente Terça feira agora ele termina e vai ao encontro do pai de santo dele para que seja retirado os contra egun! Continue esclarecendo mais dúvidas... Axé

    ResponderExcluir
  15. Querida, grato por suas palavras gentis. Boa Sorte para vc e sua família. Estou sempre à disposição.

    ResponderExcluir
  16. por favor me ajuda minha sobrinha estar com egun q nao quer ir embora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge, entre em contato comigo pelo e mail: demutaloia@gmail.com e mande idade e nome de sua sobrinha e onde moram ok?

      Excluir