foxyform

Contador de visitas

contador grátis

quinta-feira, junho 09, 2016

Amor, fé e perseverança, nos fazem vencer

Vivemos e um mundo onde cada vez mais, as pessoas se vêm no desassossego, muitas vezes se perguntando onde erraram, pois nada em suas vidas da certo. Sempre encontramos em nossos caminhos, pessoas que se perdem no dia a dia, atormentados pela dor, pelo sentimento de abandono, tristeza e tantos outros males, que torna difícil até mesmo a crermos que vivemos no mesmo mundo. 

Quantas lágrimas são derramadas diariamente por mães e pais que perderam seus filhos ainda tão jovens; quantas lágrimas outros pais derramam por não terem alimento digno para seus filhos, outros, choram pelo amor perdido, pelo desemprego, pelo despejo sofrido, etc. 

Vivemos em um mundo de tribulações diárias, onde os governos não se importam nem um pouco  com os menos favorecidos, onde as políticas que deveriam atender a  todos, atende somente a uma parcela pequena, mas, que possuem o poder em suas mãos. E ainda, quantos já perderam a fé em Deus e nos Orixás, por não mais suportarem tanta dor e tanto sofrimento?  Sim meus amigos, esse mundo está  cada vez mais complicado. 

Porém, como sacerdote, posso afirmar que o mundo em nada mudou desde sua criação por Deus nosso Pai. Quem mudou muito, e, para pior em todos os sentidos,  fomos nós, seres humanos. Porque, muitos se deixaram levar pela ganância e soberba, se esquecendo de que Olorúm criou a todos da mesma forma e com o mesmo amor, e, tanto nos ama, que nos deu de presente o convívio com seus Ministros, nossos Orixás, deidades que governam a natureza em seu nome, e ainda, presidem nosso destino.

E esses seres, estão sempre dispostos a nos ajudar, intervindo de forma benéfica à nosso favor, interagindo junto ao Pai, para que possamos viver com mais dignidade. Ocorre que, possuídos pela dor e pela angústia, muitos não enxergam a interferência  do Orixá em suas vidas, e pensam que aqui estamos apenas para sofrer.

Aqui estamos para reparar erros do passado muitas vezes milenar, mas, estamos também para nos elevarmos à presença de Deus. Sabem, essas deidades, o quanto é difícil vivermos aqui, e, passarmos por nossas provações, e, sempre estão nos auxiliando na jornada para que, através de nosso sacrifício diário, possamos alcançar os degraus que elevarão nosso espírito até as esferas superiores.

Mas, existe uma passagem interessante: “faça sua parte e Eu te ajudarei”, e, esta passagem, nos é passada pela Bíblia,  pelo Alcorão, e até mesmo por outras religiões como a nossa, onde nossos Orixás esperam que façamos o que nos é pedido, para que consigam nos ajudar. Obviamente que obrigações fazemos, presentes aos Orixás e demais entidades ofertamos, na esperança de que nos ajudem.

O que algumas pessoas não sabem, ou preferem ignorar, é que; ao plantarmos,  por exemplo,  a semente de uma árvore frutífera na Terra,  temos que cuidar para que a mesma germine, e, após a geminação, temos toda uma fase de novos cuidados para que ela cresça e se transforme na árvore e nos dê os frutos que irão nos alimentar. Algo parecido ocorre dentro do Axé Orixá, onde, depois de assentar o mesmo, temos uma série de cuidados e rituais para que possa o mesmo então, nos trazer todos os seus benefícios. Não basta assentarmos aquela deidade e nunca mais cuidar, pois que, como poderá ele, intervir junto à  Deus por nós?

' Existem dentro de nossa fé,  várias formas de cuidarmos de nossos Pais e Mães para que possam nos ajudar, seja colocando água em suas quartinhas, acendendo velas, dando o osse anual ou trimestral, e até mesmos as obrigações onde são feitos os holocaustos em honra daquele Santo. E são justamente esses cuidados que nos permitirão ter acesso a todas as coisas maravilhosas que podem nos oferecer, seria como, faço minha parte e meu Santo faz a sua. E isso porque, através desses rituais, criamos uma cumplicidade daquele Orixá conosco, e, como ser Divino que é, sempre irá nos ajudar para que possamos cada vez mais, lhe dar o que tem direito. 

9Ao cuidarmos de determinado orixá, criamos ainda uma barreira contra nossos inimigos, visíveis e invisíveis. E mostramos também a nossa  fé. A fé por sua vez, mostra a certeza que temos de que, tudo irá mudar para melhor e os dias ruins ficarão para traz. 

A batalha do dia a dia é árdua, mas, com fé,  Amor e dedicação tudo se transforma. A fé é a crença fiel de que estamos protegidos e amados por nosso Orixá, a dedicação, esta mostra a nosso Orixá o quanto o amamos, mas, a perseverança, essa sim, nos traz as vitórias, pois quem ama seu Orixá, tem a certeza da transformação , e com isso luta incansavelmente, mas somente a perseverança nos trará os louros da batalha.